1)Pré-Silábico – Nesta fase, os alunos escrevem rabiscos ou até mesmo letras para representar as palavras, porém sem nenhum vínculo com o que é falado.
Exemplos: A R M S MO H A O R U I L N M (brigadeiro), A (brigadeiro)
2)Silábico sem valor sonoro (Intermediário 1) –O aluno representa o que ouve com a quantidade certa de sílabas, porém, sem relacionar o que ouve com a representação gráfica.
Exemplo:
R O M T (brigadeiro)
3)Silábico com valor sonoro – Nesta fase, os alunos representam graficamente aquilo que ouvem, através da utilização de uma das letras de cada sílaba, representando cada uma com uma das letras presentes na mesma.
Exemplo:
I A E O – B H D O (brigadeiro)
4)Silábico Alfabético (Intermediário 2) –O aluno representa o que ouve com a quantidade certa de sílabas, ora, representando graficamente a sílaba por inteiro misturada a letras isoladas do fonema contido na sílaba, ora, representa a sílaba com outra letra que representa o mesmo fonema.
Exemplos:
P I P O K (pipoca), S U K O (suco), B I Z (bis)
5) Alfabético – Nesse nível de alfabetização, a criança já apresenta um domínio da escrita, incluindo as sílabas complexas,mas é bem comum bastante erros ortográficos,isso vai diminuir com o passar do tempo.
Exemplos: BRIGADEIRO, PIPOCA, SUCO, BIS, camizeta
Fonte: http://www.webartigos.com/articles/14595/1/Niveis-de-Alfabetizacao/pagina1.html#ixzz0yzRc8oix
Obs: O aluno alfabético escreve foneticamente e não ortográficamente.
*Agrupamento Produtivo:
Devemos agrupar os alunos da seguinte forma:
* Aluno silábico sem valor sonoro com outro que esteja silábico com valor sonoro
* Aluno silábico com valor sonoro, mas que tenha pouco repertório de letras com outro aluno silábico com valor sonoro com rico repertório de letras.
*Aluno pré silábico com Aluno silábico sem valor sonoro.
*Aluno silábico –alfabético com aluno alfabético, etc.
FERREIRO, Emília. Com todas as letras. Editora Cortez. São Paulo, 1993.
*Sugestões de Atividades: Professor, você poderá usar várias atividades com seus alunos, sempre de acordo com os níveis, aproveite as dicas:
Exemplos: A R M S MO H A O R U I L N M (brigadeiro), A (brigadeiro)
2)Silábico sem valor sonoro (Intermediário 1) –O aluno representa o que ouve com a quantidade certa de sílabas, porém, sem relacionar o que ouve com a representação gráfica.
Exemplo:
R O M T (brigadeiro)
3)Silábico com valor sonoro – Nesta fase, os alunos representam graficamente aquilo que ouvem, através da utilização de uma das letras de cada sílaba, representando cada uma com uma das letras presentes na mesma.
Exemplo:
I A E O – B H D O (brigadeiro)
4)Silábico Alfabético (Intermediário 2) –O aluno representa o que ouve com a quantidade certa de sílabas, ora, representando graficamente a sílaba por inteiro misturada a letras isoladas do fonema contido na sílaba, ora, representa a sílaba com outra letra que representa o mesmo fonema.
Exemplos:
P I P O K (pipoca), S U K O (suco), B I Z (bis)
5) Alfabético – Nesse nível de alfabetização, a criança já apresenta um domínio da escrita, incluindo as sílabas complexas,mas é bem comum bastante erros ortográficos,isso vai diminuir com o passar do tempo.
Exemplos: BRIGADEIRO, PIPOCA, SUCO, BIS, camizeta
Fonte: http://www.webartigos.com/articles/14595/1/Niveis-de-Alfabetizacao/pagina1.html#ixzz0yzRc8oix
Obs: O aluno alfabético escreve foneticamente e não ortográficamente.
*Agrupamento Produtivo:
Devemos agrupar os alunos da seguinte forma:
* Aluno silábico sem valor sonoro com outro que esteja silábico com valor sonoro
* Aluno silábico com valor sonoro, mas que tenha pouco repertório de letras com outro aluno silábico com valor sonoro com rico repertório de letras.
*Aluno pré silábico com Aluno silábico sem valor sonoro.
*Aluno silábico –alfabético com aluno alfabético, etc.
FERREIRO, Emília. Com todas as letras. Editora Cortez. São Paulo, 1993.
*Sugestões de Atividades: Professor, você poderá usar várias atividades com seus alunos, sempre de acordo com os níveis, aproveite as dicas:
-PARA O ALUNO PRÉ-SILÁBICO(com e sem valor)
*Trabalho intenso com os nomes das crianças, destacando as letras iniciais (fichas, Crachás e alfabeto móvel)
*Contato com farto material escrito (revistas, jornais, poesias, músicas, cartazes, livros, jogos, rótulos, embalagens, textos do professor e dos alunos, parlendas, entre outros)
*Jogos com o alfabeto móvel: formar o próprio nome e o dos colegas, separar e agrupar letras iguais
*Desenho livre, pintura, modelagem, recorte e colagem, dobradura.
*Observação de atos de leitura e escrita
*Associar palavras e objetos;
*Memorizar palavras globalmente;
*Analisar palavras quanto ao número de letras, inicial e final;
*Distinguir letras e números;
*Reconhecer as letras do alfabeto (cursiva e bastão);
*Familiarizar-se com os aspectos sonoros das letras através das iniciais de palavras
*significativas;
*Relacionar discurso oral e texto escrito;
*Distinguir imagem de escrita;
*Observar a orientação espacial dos textos;
Produzir textos pré-silabicamente;
*Ouvir e compreender histórias;
*Identificar letras e palavras em textos de conteúdo conhecido.
*Sorteio de letras;
*Alfabeto concreto e ilustrado;
*Jogo da memória (letras, figuras e letras);
*Jogos das argolas;
*Jogo da pescaria;
*Dados (letras, figuras);
*Quebra-cabeça de figuras e iniciais;
*Quadro classificatório de objetos;
*Atividades com rótulos;
*Confecção “Meu dicionário” (colagem de figuras).
*Caixa surpresa;
*Bingos (figuras, letras, nomes, números, etc.);
*Boliche;
*Batata-quente;
*Corre cutia.
*Histórias mudas
*Quantas letras tem?
*Etiquetar o material e as partes da salajunto com os alunos.
-Atividades para silábico-alfabéticos e alfabéticos:
*Palavra secreta;
*Jogo das caixinhas ou envelope;
*Listagens individuais;
*Detetive ou salada de letras;
*Cruzadinhas;
*Frases coletivas ou individuais;
*Frases enigmáticas;
*Forca;
*Stop;
*Atividades envolvendo os diversos portadores de texto;
*Textos coletivos.
*Associar palavras e objetos;
*Memorizar palavras globalmente;
*Analisar palavras quanto ao número de letras, inicial e final;
*Distinguir letras e números;
*Reconhecer as letras do alfabeto (cursiva e bastão);
*Familiarizar-se com os aspectos sonoros das letras através das iniciais de palavras significativas;
*Relacionar discurso oral e texto escrito;
*Distinguir imagem de escrita;
*Observar a orientação espacial dos textos;
*Produzir textos pré-silabicamente;
*Ouvir e compreender histórias;
*Identificar letras e palavras em textos de conteúdo conhecido.
Fonte: A arte de Educar com Amor - Lirys Cazangi
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